sábado, 7 de junho de 2014

Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)


O Lulu da Pomerânia, também chamado de Spitz Alemão Anão, é gracioso, inteligente e ativo. Esses cães precisam de limites para não ficarem agressivos.
 
Família: Spitz, Norte (companhia)
Grupo do AKC: Toys
Área de origem: Alemanha
Função Original: companhia
Tamanho médio do macho: Alt: 20-27 cm, Peso: 1-3 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 20-27 cm, Peso: 1-3 kg
Outros nomes: Spitz Alemão Anão/Pequeno
Posição no ranking de inteligência: 23ª posição
Origem e história da raça
 
Lulu da PomerâniaO menor membro da família spitz, o Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão Anão) possui entre seus antepassados os resistentes puxadores de trenó. Não se sabe exatamente quando ele começou a ser gerado em tamanho pequeno. O local também é incerto, embora a Alemanha, mais especificamente a Lulu da Pomerânia, seja o lugar mais provável. O seu ancestral mais provável é o spitz alemão. Só quando chegou à Inglaterra a raça foi chamada de Lulu da Pomerânia, mas esses primeiros cães não eram como os “Poms” de hoje. Eles chegavam a pesar 13 kg e eram geralmente brancos. Na verdade, o spitz japonês se parece muito com esses primeiros pomeranos e provavelmente descende deles. Embora o Lulu da Pomerânia tenha sido reconhecido pelo English Kennel Club em 1870, sua popularidade só cresceu depois que a Rainha Vitória trouxe um Lulu da Pomerânia da Itália. Os pomeranos da Rainha eram cães grandes e cinzas, e já nessa época os criadores preferiam espécimes menores e mais coloridos. Em 1900, os Poms foram reconhecidos pelo AKC, e os cães apareciam em uma variedade de cores, tanto na Inglaterra como na América. O Lulu da Pomerânia continuou a diminuir de tamanho. Ao mesmo tempo, a ênfase no pelo levou a sua insuperável aparência de “bolinha fofa”. Esse cão de trenó em miniatura sempre atrai admiradores e ele é tão popular em exposições quanto como cão de estimação.
 
 
Temperamento do Lulu da Pomerânia
 
Saltitante, corajoso e ativo, ele se dá ao máximo todos os dias. É curioso, jovial, autoconfiante (até metido) e atencioso, sempre pronto para caçar e se aventurar. Alguns latem muito.
 
 
Cuidados com o Lulu da Pomerânia
 
O Lulu da Pomerânia é ativo, mas pequeno, precisa de exercícios, mas se satisfaz como brincadeiras dentro de casa ou passeios curtos. Apesar de agasalhado por seu pelo, ele é muito ligado à família e pequeno demais para viver fora de casa. Seu pelo duplo precisa ser escovado duas vezes por semana. Mais vezes na troca de pelos.
 
 
Saúde do Lulu da Pomerânia
 
Principais Preocupações: luxação da patela
Preocupações Menores: fontanela aberta, hipoglicemia, luxação do ombro, PRA, entrópio
Vistos Ocasionalmente: colapso traqueal, PDA
Exames Sugeridos: joelhos, olhos (cardíacos)
Expectativa de Vida: 12-16 anos

Golden Retriever



Goldens parecem Labradores de pelo longo, mas tem o temperamento mais calmo e se adaptam melhor em apartamentos.
 
Família: cão de caça, cão de busca
Grupo do AKC: Esportistas
Área de origem: Inglaterra
Função Original: cão de busca
Tamanho médio do macho: Alt: 58-60 cm, Peso: 29-34 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 54-57 cm, Peso: 25-30 kg
Outros nomes: Retriever Amarelo
Posição no ranking de inteligência: 4ª posição

Origem e história da raça
 
Golden RetrieverUm dos esforços mais casuais e melhor documentados para produzir uma raça deu origem ao Golden Retriever. O homem responsável pela raça foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do Rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de 1800, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um Retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo). Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas. Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecida como Golden Retriever em 1912. Alguns desses cães chegaram à América com os filhos de Lord Tweedmouth em 1900, mas o AKC só os registrou como raças separadas em 1927. A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material original. Só bem mais tarde se tornou popular com animal de estimação, cão de exposição e um competidor em obediência. Após essa transição, o crescimento da raça foi meteórico, e ela continua sendo uma das mais populares da América.
 
 
Temperamento do Golden Retriever
 
Amigo de todos, o Golden Retriever é conhecido por sua natureza devotada e protetora como companheiro da família. Ele vai fazer suas buscas esportivas também em apartamento, e anseia por um dia no campo. Ignorar sua natureza ativa e sua poderosa estrutura física pode levar a problemas de comportamento. Essa raça precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Ele tende a ser excessivamente exuberante e agitado, e seu entusiasmo pelas coisas o distrai facilmente durante o treino. Porém, ele é louco para agradar e adora aprender. Os feitos de que Golden é capaz em obediência competitiva são impressionantes. Ele gosta especialmente de brincadeiras que envolvam buscas e adora trazer as coisas na boca.
 
 
Cuidados com o Golden Retriever
 
O Golden Retriever precisa de exercícios todos os dias e de interação humana. Lições de obediência que o desafie, simulações de caça ou de busca, são ótimas formas de exercitar a mente e o corpo do Golden. Ele é um cachorro tão social que o melhor é deixá-lo compartilhar a vida familiar. O pelo não costuma embaraçar, mas precisa ser escovado duas vezes por semana. Os filhotes de Golden podem ser bem agitados e é preciso gastar a energia deles para que não se tornem destruidores.
 
 
Saúde do Golden Retriever
 
Principais Preocupações: CHD, Displasia do cotovelo, catarata
Preocupações Menores: entrópio, distichiasis, triquíase, catarata, dermatite piotraumática, estenose aórtica subvalvar, 

OCD
, alergias, vWD, cardiomiopatia
Vistos Ocasionalmente: torções gástricas, epilepsia, CPRA, osteossarcoma
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos, cardíacos (sangue)
Expectativa de vida: 10-13 anos

Poodle


Poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cachorro considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É característico do Poodle tentar imitar quase com perfeição o que vê fazer os demais, principlamente o dono, aprendendo com grande facilidade os exercícios mais diversos, motivo pelo qual a maioria dos cães escolhidos para apresentações nos circos eram desta encantadora raça.

História da raça Poodle

Não há dados precisos em relação a sua origem. Os franceses sustentam que é, indiscuivelmente uma raça originária de sua terra, Entretanto os alemães afirmam que se trata na verdade, de um cão nórdico autóctone. Outros autores, no entanto sugerem que a raça teria vindo na verdade, da região do Piemonte, situada ao norte da Itália. Essa teoria baseia-se no fato de que antigamente já havia na Itália cães da raça Poodle de inestimável beleza, que os turistas ingleses costumavam adquirir e levar consigo de volta à Inglaterra.
A hipótese mais aceitávei, no entanto, é a que sustentam os franceses, para os quais o Poodle moderno, ou o Caniche como é conhecido na França, teria vindo do Barbet, um raro cão de mostra francês que se caracteriza por seu pelo crespo e lanoso. Do Barbet, o Poodle teria conservado principalmente o instinto de caçador.


Temperamento da raça Poodle

O Poodle é conhecido pela fidelidade, aptidão para o adestramento e obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo mundo.
Classificada como uma raça de cão altamente energética e ativa, o Poodle também pode se cansar facilmente. De caráter essencialmente amistoso, o Poodle gosta da companhia da família, e em particular da presença do dono. É um cão carinhoso, amável, extremamante apegado ao dono. Muito sensível e instintivo, alguns exemplares podem apresentar um maior grau de agressividade, do que outros, especialmente em relação aos estranhos. Costumam se dar bem com cães e outros animais domésticos, no entanto, é recomendado aos cães da raça Poodle que possam ser sociabilizados desde cedo, a fim de evitar comportamento excessivamente possessivo e potencialmente agressivo.
Como se trata de uma raça notavelmente inteligente, o Poodle precisa de estímulos frequentes, tantos físicos quanto mentais para evitar certos desvios de comportamento. A prática regular de brincadeiras, jogos e exercícios, como caminhadas, ou ainda o adestramento básico de obediência, é essencial para que o cão da raça Poodle possa se manter física e mentalmente saudável.

Descrição e aparência da raça Poodle

Além de todas essas qualidades, é preciso levar em conta a sua beleza e originalidade. Trata-se, na realidadade, de um cachorro anatomicamente bem constituido e muito gracioso, que se dinstingue também, pela sua típica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. De linhas harmoniosas, o Poodle possui aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo.
A cabeça do Poodle é proporcional ao tronco, apresetnando um focinho de aspecto sólido, com stop bem marcado e trufa desenvolvida, de cor rpeta nos exemplares pretos, brancos ou cinzas; marrom nos exemplares marrons; e de cor marrom ou preta nos cães abricós e fulvo avermelhados.
Seus olhos de expressão fogosae forma amendoada, apresentam coloração marrom, âmbar escuro, ou preta. As orelhas são bastante longas, arredondadas na ponta, portadas pendentes ao logo da face. A cauda é de inserção bastante alta, no nível da linha superior. Em repouso, a cauda é pendente mas é portada obliquamente quando em movimento.
A pelagem da raça Poodle pode ser de doisa tipos, cacheada ou encordoada. A pelagem do tipo cacheada, também chamada crespa, é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão. É um pelo espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais. Já a variedade de pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina, lanosa e fechada, que forma cordõezinhos típicos e longos, não inferiores a 20 cm.
A pelagem é unicolor, e pode ser preta, branca, marrom, cinza, abricó ou ainda fulvo avermelhado. O marrom é escuro, sólido, uniforme e vivo. O cinza, também uniforme não apresenta gradações de tonalidade com tendência nem ao preto e nem ao branco. O abricó, não chega as tonalidades fulvo pálido ou areia, nem ao fulvo avermelhado. Já a cor fulvo avermelhado deve ser também uniforme sobre toda a pelagem, sem tender ao abricó.

Tamanho da raça Poodle

Quanto ao tamanho, a raça Poodle tem 4 variedades:

Poodle Grande: (também chamado Poodle Gigante): tamanho grande, apresentando de 45 à 60 cm, com tolerância de 2 cm a mais, apresentando todas as demais características do Poodle médio;

Poodle Médio: de 35 à 45 cm;

Poodle Anão: de 28 à 35 cm; esta variedade exibe em seu conjunto o aspecto de um Poodle Médio reduzido, conservando as mesmas proporções, sem apresentar características de nanismo.

Poodle Toy: de 24 à 28 cm, considerando que a altura ideal fica entre 24 e 25 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Esta variedade conserva o aspecto geral de Poodle Anão e as mesmas proporções, sem qualquer sinal de nanismo.